A Landing Page é uma estratégia bastante utilizada quando se trata de Marketing Digital. Por norma, estas têm dois objetivos muito específicos: geração de leads e conversão em vendas.
Embora, à primeira vista, possa assemelhar-se a um site comum, a verdade é que uma Landing Page foca-se normalmente num produto/serviço único, ao contrário dos sites.
Quer o intuito seja gerar leads e obter contactos ou vender, a página deve estar orientada para isso mesmo, devendo ser tidos em conta alguns princípios aquando da sua conceção:
Não ter links externos ou de saída:
Não deve ter pontos de fuga que retirem o utilizador da página e do seu foco principal como, por exemplo, links de redes sociais. Qualquer fuga existente faz com que o utilizador disperse a sua atenção;
Ter relevância e ser objetiva:
A Landing Page deve ser clara e ir direta ao assunto. De acordo com um estudo realizado pelo Nielsen Norman Group, os primeiros 10 segundos são fulcrais para o utilizador perceber se quer ou não permanecer na página. Aconselhamos, por exemplo, que no momento em que se abra a página, toda a informação mais importante esteja disponível, sem necessidade de navegar para o fundo da página.
Com estrutura e prova social:
A informação também deve estar organizada e transmitir confiança ao utilizador para que o objetivo se cumpra. Três fatores que transmitem confiança, são o trabalho das cores, das imagens e do próprio texto.
Ter design responsivo:
É fundamental que a página funcione bem em qualquer dispositivo, pelo que deve ser dada especial atenção a smartphones e tablets, proporcionando aos utilizadores uma experiência de navegação adequada e desenhada para converter;
Automação de marketing:
Automatizar os processos de comunicação resulta numa maior conversão. Por exemplo, se quer capturar leads através de formulários, é importante automatizar o disparo de e-mails para estas – através de um software de e-mail marketing ou de um CRM (Costumer Relationship Management).
Fazer um Teste A/B
Isto é, um termo muito utilizado no Marketing Digital, é “testar, testar e testar”. Este termo surgiu porque nem sempre é possível acertar á primeira na Landing Page que mais resultados vai gerar. Neste sentido, fazer um Teste A/B, é lançar duas versões da mesma página, trocando a ordem dos elementos, e analisar qual das duas gera melhores resultados. A partir daí, escolhe-se a que mais conversões/cliques gera.
Sabemos que tudo isto pode parecer muita informação e complexo. No entanto, aqui na RED Group estamos dispostos a ajudá-lo e levá-lo ao sucesso!
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Referências: How Long Do Users Stay On Web Pages?