Para o Portugal 2023, saiba que as candidaturas já arrancaram

Portugal 2030 baseia-se no Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia. Esta parceria prevê a aplicação de 23 mil milhões de euros de fundos europeus em projetos que estimulem a economia portuguesa. Esses projetos serão desenvolvidos entre 2021 e 2027.

Os fundos são destinados a ajudar pessoas, empresas e outras organizações. Essa ajuda visa o desenvolvimento de iniciativas para aumentar a união interna do país e a sua competitividade no exterior.

O valor total disponível para financiar projetos será distribuído através de programas, organizados por temas e por regiões.

Em que temas se divide?

Compete 2030

Dedicado à Inovação e Transição Digital, o programa Compete 2030 tem um financiamento total de 3,9 mil milhões de euros, este programa dirige-se às regiões menos desenvolvidas do continente e às Regiões Autónomas para apoiar a inovação e competitividade, a transição energética e as competências para a competitividade.

Assim, inclui, no âmbito do objetivo Portugal + Competitivo, intervenções na digitalização, na investigação e inovação, bem como no crescimento e competitividade das PME. No âmbito do objetivo Portugal + Verde, irá apoiar as empresas em projetos de descarbonização e de apoio à produção de energias renováveis, e no objetivo Portugal + Social apoiará a adaptação de trabalhadores e das empresas à mudança.

Pessoas 2030

Dedicado à demografia, qualificações e inclusão, este programa terá uma dotação de cerca de 5,7 mil milhões de euros e dirige-se às regiões menos desenvolvidas do continente, embora algumas das suas medidas possam abranger as regiões de Lisboa e do Algarve.

Tem intervenções nos domínios das políticas ativas de emprego, da educação e formação profissional e superior, do combate à privação material, da inclusão social e da igualdade de oportunidades, com intervenções que contribuem para enfrentar o desafio demográfico, dando cumprimento quase integral ao objetivo Portugal + Social.

Sustentável 2030

Dedicado à Ação Climática e Sustentabilidade, com especial enfoque na descarbonização dos diversos setores da economia, constituindo um forte contributo para o cumprimento do objetivo nacional de alcançar a neutralidade carbónica em 2050. Este programa terá um financiamento total de 3,1 mil milhões de euros.

As intervenções centram-se na transição energética, ações que promovem a sustentabilidade dos recursos e a mobilidade urbana, que contribuem para o objetivo Portugal + Verde, bem como investimentos no domínio dos transportes, designadamente da ferrovia e do setor marítimo-portuário, no âmbito do objetivo Portugal + Conectado.

Mar 2030

Este programa terá um financiamento total de 393 milhões de euros, destinados a todo o território nacional, com o objetivo de apoiar investimentos de sustentabilidade das pescas, eficiência energética e descarbonização, biodiversidade, valorização dos produtos da pesca e desenvolvimento local, contribuindo especialmente para o objetivo Portugal + Verde e, com menor expressão, para o objetivo Portugal + Próximo.

Em que regiões se divide?

Os programas regionais apoiam iniciativas de acordo com a região do país em que se inserem.

Os 5 programas dedicam-se às regiões do continente:

  • Norte
  • Centro
  • Lisboa
  • Alentejo
  • Algarve

E existem ainda 2 programas dedicados às ilhas, Açores e Madeira.

Quem pode ser apoiado?

  • Particulares
  • Empresas
  • Autarquias e outros organismos públicos
  • Cooperativas, associações, instituições particulares de solidariedade social, e outras entidades privadas.

As candidaturas do Portugal 2030 aos apoios deverão ser submetidas através do Balcão dos Fundos, como?

  • 1ª – Registe-se no Balcão dos fundos
  • 2º – Apresente a sua candidatura
  • 3º – Acompanhe o estado da sua candidatura e dos pagamentos de apoio aprovados

A RED Group está acreditada a ajudar a sua empresa a candidatar-se ao Portugal 2030 e também na implementação dos serviços elegíveis.

Ruben cópia