Newsletter, o que é? E sabe qual a importância estratégica da mesma no seu negócio? Nós explicamos!
A Newsletter é uma das muitas ferramentas de marketing digital à disposição das empresas para que se aproximem dos seus clientes, potenciais clientes e investidores. Numa explicação simplificada, uma newsletter é um email bem estruturado, como recorrência de envio que as empresas utilizam para dar a conhecer novos produtos, serviços ou eventos.
Apesar de ter tido um “fim anunciado”, parece que as coisas não acabaram dessa forma.
Dado o seu baixo investimento comparativamente com outras ferramentas de marketing digital, como o website, redes sociais, Google Ads, SEO e outras, as newsletters conseguiram prevalecer e “re-ganhar” o seu espaço na estratégia das empresas atuais.
Quando elaboradas de forma regular e relevante para os seus subscritores, as newsletters tornam-se numa das ferramentas mais poderosas para esta relação empresa-cliente.
Então e quais são as vantagens de incluir as newsletters na estratégia da sua empresa?
De acordo com o Global Web Index, cerca de 87% dos utilizadores com acesso à internet possui um smartphone, pelo que é inevitável a sua consideração na construção e uma newsletter para qualquer empresa que queira estar e manter o contacto com o seu público-alvo.
7 Vantagens de fazer uma Newsletter
- Criam e fortalecem relações: o envio regular da newsletter ajuda a manter e fortalecer as relações entre empresa e clientes;
- Tornam a sua empresa especialista: uma boa newsletter deve ser composta, essencialmente, por assuntos da sua área e que sejam relevantes para o seu público-alvo. Assim, sempre que as receberem, perceberão que domina o assunto;
- Versatilidade: seja para anunciar um produto ou serviço, evento ou ocasião especial, as newsletters são das ferramentas mais versáteis no marketing digital. Não só consegue definir exatamente o seu conteúdo como pode misturar vários!;
- Aumentam o tráfego do seu site: ao enviar newsletters, a probabilidade de conseguir mais visitas ao seu website aumenta substancialmente. Uma vez enviada a newsletter, o seu público-alvo recebe-a, clica e entra no seu site. Para além disso, ao entrarem no seu site, a predisposição para pedir informação sobre um produto ou serviço é maior. Lembra-se do ponto 2?;
- Permitem medir resultados: é sabido que se não medir as suas ações, está apenas a fazer alguma coisa e, em marketing isso não chega. As newsletters permitem-lhe medir todos os resultados: para quem enviou, quem abriu, a que horas, qual a localização e quem entrou no seu site. É o sonho de qualquer gestor!;
- Automatização de envios: já pensou em enviar newsletter para os seus clientes que estão no outro lado do Mundo, com um fuso horário diferente do seu? Terá de ficar acordado até meio da noite para corresponder o fuso horário, certo? Calma. Uma vez que as newsletters permitem agendar o envio, não há necessidade de horas extra para o conseguir!;
- Baixo custo: comparativamente com outras estratégias de marketing, este é um dos canais em que o investimento é menor. No entanto, não é por isso que os resultados são inferiores. Bem pelo contrário!;
Está na hora de incluir as newsletters como parte da estratégia da sua empresa e, antes de avançar, porque não falar com a RED Marketing?
Criar uma estratégia de email marketing/newsletters não é complexo. No entanto, para que obtenha os resultados que espera, tem de ser pensada do início ao fim. Para isso, nada melhor que falar com a nossa equipa!