Já ouviu falar em SEO? Se sim, sabe o que é?
Se a sua resposta foi não, não se preocupe, a partir de hoje nunca mais irá ter essa dúvida!
Qual o significado de SEO?
De uma forma mais objetiva, SEO é a abreviatura para o termo “Search Engine Optimization”, que traduzindo, será algo como “Otimização para Motores de Pesquisa”.
Então, resumidamente, SEO é um conjunto de técnicas ou ações que visam melhorar a posição de uma página, por exemplo, no Google. A posição da página é importante para que a mesma apareça mais facilmente nas primeiras posições e, assim, consiga mais entradas do no site que levarão a mais pedidos de informação sobre os seus produtos e/ou serviços!
O que é a optimização do Website?
O objetivo é simples: colocar o seu site nas primeiras posições dos motores de pesquisa. Assim, quando os seus clientes pesquisarem pelas suas palavras-chave o website da sua empresa será o primeiro a aparecer-lhes.
Agora está-se a perguntar porque precisa de estar nos primeiros lugares nos motores de pesquisa?
Bem, isso é porque quando os seus clientes fazem uma pesquisa, por norma, apenas vão abrir os primeiros sites que aparecerem. Daí ser tão importante o seu seu ser um dos primeiros. Pois, se o seu website for um dos primeiros terá um aumento de tráfego, o que irá gerar visitas, clientes, e por sua vez, vendas.
Como aparecer nos primeiros lugares do Google?
As pesquisas do Google são divididas em dois grupos
- Resultados orgânicos (gratuitos)
- Resultados pagos (ads)
Os resultados pagos aparecem, geralmente, nos 4 primeiros lugares da página e nos 2 últimos. Estes resultados apresentam sempre a palavra “Anúncio” ou “AD” destacadas a verde. Para ocupar esses lugares a RED consegue apresentar a melhor estratégia para a sua empresa.
De seguida aparecem os resultados orgânicos que são definidos pelo algoritmo do google de acordo com a relevância que apresentam.
Ao pesquisar no Google por um termo (palavra-chave) o motor de pesquisa irá mostrar por ordem hierárquica as páginas que referem a esse termo, e que ele admite como serem as mais relevantes.
Esta seleção de páginas é realizada através de um algoritmo que pelas palavras-chave usada, experiência do utilizador e cerca de outros 200 fatores, indica ao Google qual a informação mais relevante para a pesquisa feita e, por consequência, qual o website que melhor responde à mesma.
Alguns fatores importantes quando se fala de SEO
Os motores de pesquisa têm centenas de parâmetros para analisar um site de forma a considerar o posicionamento do mesmo.
Fatores positivos:
- Experiência do utilizador
- Relevância do conteúdo
- Autoridade do site e da página
- Entre outros fatores
Fatores que negativos:
- Fraca usabilidade
- Páginas que levam muito tempo a carregar
- Conteúdo duplicado
- Entre outros fatores
Concluindo, necessita de rever o seu SEO quando o seu website não está a ter o tráfego que deseja, nem aparece nas primeiras pesquisas da Google.
Hoje em dia ter um site esteticamente apelativo não chega. É necessário que o seu site esteja corretamente indexado no Google. A contratação de uma empresa outsourcing para efectuar o seu SEO é uma decisão importante pois esta ação irá aperfeiçoar o seu site e, para além de aumentar o número de utilizadores que o visitam, poderá conseguir mais vendas.
O SEO é a chave para captar dezenas, ou mesmo centenas, de novos clientes. Conte com profissionais de confiança e com experiência na àrea, conte com a RED – Agency.