As redes sociais são um meio de comunicação de destaque atualmente, tanto para os utilizadores, que as usam para comunicar e pesquisar conteúdos de interesse, como para as empresas, que as utilizam para comunicar a sua marca e alcançar potenciais clientes.
Ao longo dos anos, novas redes sociais têm surgido e ganho mais destaque. Algumas das que mais têm crescido nos últimos anos são o TikTok e LinkedIn, que conjunto somavam mais de 1 800 mil milhões de utilizadores em 2022.
Com estes números em mente, e o facto de existirem diversas redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e LinkedIn, perceber em que redes sociais se deve estar presente é de extrema importância.
Vamos por pontos.
É importante divulgar uma empresa em todas as redes sociais?
Entender qual é a plataforma de redes sociais certa para a sua empresa, não só irá poupar-lhe tempo, como também o ajudará a alcançar os seus objetivos!
O erro mais comum é achar que o mais correto é estar presente em todas as plataformas possíveis. Dá a impressão falsa de que se está a atingir um maior número de pessoas, sendo que o objetivo é atingir as pessoas certas, estar onde os seus potenciais clientes estão.
Assim sendo, é importante perceber que a escolha das redes sociais deve ser feita com base numa estratégia previamente definida, assente em aspetos como o público-alvo, objetivos da marca, modelo de negócio e tipo de produtos/serviços.
Em que Redes Sociais deve estar a minha empresa?
Por exemplo, se a sua empresa é B2B, presta serviços para outras empresas, e se a faixa-etária do seu público-alvo está situada entre os 40-59 anos, não fará sentido o seu negócio estar presente no Instagram. Fará sentido sim apostar no LinkedIn, uma rede social de negócios, onde poderá chegar muito mais facilmente a potenciais clientes.
Imaginando que tem uma empresa de transporte de mercadorias e que trabalha para outras empresas, neste caso faria todo o sentido o seu negócio estar presente no LinkedIn. Isto porque é uma rede social de negócios, de onde podem surgir vários contactos e oportunidades de negócio.
Por outro lado, no caso de ser uma florista ou um salão de beleza, considerando que o foco é o consumidor final, faria todo o sentido estar presente no Instagram e Facebook, até pela oportunidade de parcerias com influencers.
O importante é estar no lugar certo à hora certa!
Concluindo, é necessário fazer-se um estudo e definir-se a estratégia e objetivos, antes de escolher as redes sociais.
Como tal, é importante fazê-lo junto de profissionais especializados.
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