No ano de 2022, Portugal registou um aumento de 8,2% de empresas na área da construção civil (comparativamente ao ano anterior), correspondente a 4438 novas empresas, segundo o site Idealista. Este setor assinalou um crescimento extremamente positivo, num ano em que os preços das matérias-primas e mão-de-obra aumentaram significativamente. As previsões indicam que 2023 será muito favorável para o setor da construção civil.
Ora, com o crescimento vem a competição, e por isso, se tem uma empresa neste ramo, deve apostar em estratégias que diferenciem e destaquem os seus serviços!
Investir no marketing digital é uma opção bastante viável e com elevada probabilidade de trazer “frutos” ao seu negócio. Segundo um estudo realizado em exclusivo pela Revista Exame, concluiu que empresas que investem em marketing digital tendem a aumentar o seu lucro em 25%, comparativamente com as que não usam.
Tem uma empresa de construção civil e quer aumentar os seus resultados a um custo baixo?
Neste artigo, ficará a saber todas as vantagens do marketing digital e as estratégias mais úteis para destacar a sua empresa de construção civil da concorrência.
QUAIS AS VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL?
A concorrência na área da construção civil é feroz e o investimento em marketing é imprescindível para “levar a bom porto” a sua empresa! Por isso, nos últimos anos, algumas empresas de construção civil têm vindo a utilizar estratégias de marketing para captar e fidelizar clientes, tais como: blog posts, presença nas redes sociais, webinars, entre outros.
Um plano de marketing digital nesta área é uma abordagem estratégica que visa destacar, aumentar o lucro e a carteira de clientes no seu negócio. Cada uma das ações envolve o uso de táticas de marketing especificas, com duração variável e dependendo dos objetivos.
O investimento em marketing digital também ajuda a aumentar a notoriedade da marca, promover os serviços oferecidos pela sua construtora civil e comunicar novas soluções e tecnologias ao mercado.
Na hora de escolher uma empresa, esses fatores são decisivos para o cliente!
QUAL O PLANO DE MARKETING PARA A ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL?
Os objetivos de uma empresa de construção civil são diversos, contudo o investimento em marketing digital efetivo trará lucro para o seu negócio! Além disso, definir os objetivos ajuda a traçar um plano de marketing mais eficaz e a definir ações. Deve incluir, inclusive, informação sobre orçamentos, custos, data de início e fim, entre outros.
Alguns dos serviços que mais poderão favorecer a sua empresa de construção civil são:
Gestão de Redes Sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn)
Segundo um estudo da Deco, 59,4% das pessoas recorre à publicidade para tomarem uma decisão de consumo. O mesmo estudo concluiu que, 80% dos consumidores tem em conta os comentários e críticas nas redes sociais, antes de fazerem uma compra.
A presença e o investimento da sua empresa de construção civil nas redes sociais, deve ser encarado com seriedade pois, mesmo em tempos de crise, as redes sociais continuam a ser uma das estratégias mais lucrativas.
Se ainda tem dúvidas se deve ou não investir nas redes sociais, fique a saber que, segundo um estudo realizado pela PricewaterhouseCoopers, 75% dos utilizadores adquirem um produto/serviço porque o descobriram nas redes sociais.
Segundo a Hootsuit, as redes sociais mais usadas no mundo são, o Facebook, o Instagram, Youtube, Messenger e WhatsApps, mas não tem de estar presente em todas! Para saber qual plataforma social que melhor se adequa a si, deve ter em conta os seus objetivos e público-alvo.
Anúncios nas Redes Sociais
A estratégia nas redes sociais tem vindo cada vez mais a focar-se nos conteúdos patrocinados pois, embora sejam inúmeras as vantagens do conteúdo orgânico, o seu alcance tem perdido um pouco “a força”.
O Facebook ADS, que também contempla o Instagram, são anúncios pagos nestas redes que garantem maior destaque dos seus conteúdos, bem como a possibilidade de segmentação atingindo públicos mais específicos.
Com o gestor de anúncios, pode destacar-se em termos de região, faixa etárias, interesses, etc. O Facebook ADS oferece vários tipos de formato de anúncio (anúncios nas histórias, video, em formato carrossel, por ex.), dependendo dos seus objetivos.
Anúncios no Google Ads
Fazer com que o site da sua empresa de construção civil apareça nos primeiros lugares nos resultados de pesquisa, deixou de ser tarefa impossível! Muito pelo contrário!
O Google lidera o ranking de motor de pesquisas na internet e, por isso, incorporar o investimento em Google ADS na sua estratégia de marketing digital é uma opção com vários benefícios, tais como: retorno a curto prazo; os investimentos são controlados; os resultados são facilmente mensuráveis; geração de leads, vendas e reconhecimento da sua empresa, etc.
Ao utilizar a rede de display, o seu site será exibido em milhões de sites relacionados com o seu target da sua empresa.
Desenvolvimento de um Blog
De que forma pretende que a sua empresa seja percecionada pelo seu público-alvo? A criação de um blog é uma estratégia que contribui para ganhar autoridade e confiança.
Ao desenvolver blog posts com resposta às principais dúvidas do seu target, está a nutrir a vossa relação e a potencializar o alcance do seu website. Para um outcome ainda mais positivo, opte pela otimização do seu blog, apostando em SEO (Search Engine Optimization).
E-mail Marketing
O e-mail é por si só um canal de confiança. As informações mais confidenciais são enviadas para o seu e-mail pessoal e esta ferramenta é um dos principais sistemas de comunicação. Mas, e no que toca ao seu negócio de construção civil? Em que medida o e-mail marketing o ajudará a aumentar os seus resultados?
Pois bem, a criação de Newsletters com conteúdo de qualidade é uma das estratégias mais importantes da internet e é fundamental para o lead nurturing, pois ao utilizar uma ferramenta de automação especial para o e-mail marketing pode personalizar e agendar o envio do seu e-mail para milhares de pessoas, bem como analisar as métricas posteriormente.
Ter um site responsivo
O seu site será o ponto de contacto com o seu público-alvo e potencial cliente. O seu site deve: ser visualmente apelativo; friendly user e intuitivo; rápido e de alta performance; conter o seu portfólio de projetos; responder às questões mais frequentes.
COMO COMEÇAR COM O MARKETING NA CONSTRUÇÃO CIVIL?
Com os mídia tradicionais (publicidade na TV, rádio, etc.) não é possível segmentar o público, nem tão pouco definir para que target os anúncios devem aparecer.
O Marketing Digital veio revolucionar o marketing, possibilitando não só às empresas de alcançar outros públicos que não são impactados pela publicidade tradicional, mas também desenvolver uma relação de maior proximidade com o cliente, analisar as métricas e investir em reconhecimento da marca.
Somos de acordo! Iniciar uma estratégia de marketing digital do zero pode ser um grande desafio! Contudo, existem profissionais especializados no marketing digital que poderão ajudar a sua empresa de construção civil a faturar mais, com um menor investimento.
Conclusão
Em suma, o marketing digital na construção civil é uma maneira eficaz e menos dispendiosa (comparativamente à publicidade tradicional) de promover a sua empresa de construção civil e atingir o seu público-alvo.
São várias as estratégias de marketing digital que podem ser implementadas, dependendo dos objetivos da sua empresa. Se procura começar a usar o marketing na sua empresa de construção civil, deve encontrar o parceiro ideal para o ajudar.