Nos dias que correm, muitos são os conceitos de marketing de que se ouve falar, no entanto, para os mais leigos, estes podem gerar alguma confusão e até mesmo passar despercebidos ?
É o caso de Inbound e Outbound Marketing! Estas são duas formas diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa e que se podem utilizar em função dos objetivos que se pretendam alcançar ?
A primeira desenvolve técnicas que atraem o consumidor com conteúdo relevante e de qualidade. Em oposição ao Outbound Marketing, apresenta-se como uma estratégia mais económica, mais eficaz e com um rácio mais elevado de conversão ou geração de leads.
Neste tipo de marketing o conteúdo é fundamental: está presente nos websites, nos blogues e no conteúdo disponibilizado neste tipo de plataformas, como e-books, white papers, guias, newsletters e outros.
Por outro lado, o Outbound corresponde ao marketing “tradicional” que todos conhecemos – publicidade impressa, televisão, rádio, revistas e jornais, avisos por e-mail, etc. Com esta estratégia a empresa controla a informação a que o público tem acesso, veiculando uma mensagem publicitária massificada e unidirecional.
Concluindo, enquanto o marketing “tradicional” envia mensagens gerais para um público amplo (e muitas vezes desinteressado), o Inbound marketing cria e oferece conteúdo desenvolvido especificamente para públicos distintos, relevante para os vários estágios da jornada dos seus compradores.
Aconselhe-se com a nossa equipa de especialistas e saiba qual destas estratégias poderá ser mais eficaz para o seu negócio ? ?
Referências: Inbound Marketing vs. Outbound Marketing in a Nutshell