Os tempos que atravessamos têm sido um desafio para muitas empresas que têm agora no digital a oportunidade de se reinventar e marcar pela diferença.

O isolamento social tem levado a que os consumidores tenham uma presença online cada vez mais assídua – o que constitui uma excelente oportunidade para as empresas. ?

Todos os anos surgem novas tendências no online e embora este seja um ano atípico, não é diferente. Assim, a MindSEO reuniu 10 tendências no online para 2021, tome nota! ?

  1. Mobile Commerce: para além do aumento da presença dos consumidores nos canais digitais, tem-se verificado um aumento das compras por meio de smartphones e, segundo dados do Statista, prevê-se que 72,9% das compras online sejam efetuadas através de dispositivos móveis;
  2. Optimização da experiência de compra com recurso a RA: com a pandemia a Realidade Aumentada ganhou ainda mais importância. Numa altura em que as compras presenciais estão limitadas, a RA aproxima o consumidor de uma experiência real através do digital;
  3. Visual Commerce: o crescimento do e-commerce exige também mais qualidade das plataformas, nomeadamente no que toca ao fator visual. Uma loja online vende produtos com os quais o consumidor ainda não teve qualquer contacto e através do visual commerce é possível aproximar o consumidor de uma interação física;
  4. Dynamic Pricing (atribuição de preços dinâmicos): consiste na optimização de preços consoante a procura e a oferta, a sazonalidade e a concorrência. O dynamic pricing faz uso da inteligência artificial e do machine learning permitindo às empresas manter os seus preços competitivos, destacar-se e crescer nos marketplaces digitais;
  5. Aumento da utilização das redes sociais como canais de compra: por exemplo, o Facebook lançou uma solução para facilitar as compras online e apoiar os pequenos negócios a lutar contra as limitações causadas pela pandemia – o Facebook Shops. 2021 será marcado por uma maior tendência de integração das lojas online com as redes sociais;
  6. Dados estruturados para SEO: o Search Engine Optimisation é primordial na presença digital de qualquer marca. Os dados estruturados, ou Shema Markup, permitem a melhoria no rastreamento e categorização dos motores de pesquisa, o que causa um impulso no SEO, embora esta se trate de uma componente mais técnica;
  7. Publicidade programática: colmata a necessidade de enviar mensagens personalizadas e relevantes, que impactem o utilizador em tempo real. Contudo, 2021 será marcado também pela segurança e privacidade dos dados do utilizador, o que pode comprometer a qualidade das campanhas e da experiência online;
  8. Maior segurança da informação: segundo um estudo da Sophos a 5000 gestores de IT de 26 países, entre 2019 e 2020, 51% das empresas foram vítimas de pelo menos um ataque de ransomware e, como tal, consideram prioritária a minimização do risco de ciberataques;
  9. First-party data (ou dados primários): motivadas pela alteração da utilização de cookies, leis de rastreamento de dados e pela atualização do sistema iOS14, que limitam a utilização de third-party data, em que os dados são disponibilizados por terceiros, as organizações estão a alterar a sua gestão de tratamento de dados, de modo a manter uma comunicação eficiente e personalizada, mas que respeite a privacidade dos dados do utilizador;
  10. Marketing de conteúdo continua a crescer: o conteúdo ainda é rei e as marcas reconhecem cada vez mais que este é uma forma de tornar os seus negócios credíveis e fortalecer a relação com os consumidores. O marketing de conteúdo permite a humanização das marcas, sendo fundamental no seu relacionamento com os consumidores e na tomada de decisão.

Estas tendências são fortemente pautadas pela situação que atravessamos pelo que, o facto de os utilizadores passarem muito do seu tempo online, seja a comprar ou a interagir com outros, levantou questões como a privacidade e a segurança no tratamento de dados. Não é por acaso!

Para além disso, a tecnologia tem evoluído a olhos vistos e, obviamente, estas tendências surgem como consequência dessa mesma evolução.

Fale connosco e mantenha-se a par das tendências! ?

Referências: 10 TENDÊNCIAS NO ONLINE PARA 2020